Este Blog é destinado a compilar ideias, pensamentos e notícias que ajudem a se saber mais a respeito da Marinha do Brasil, por iniciativa da Sociedade Amigos da Marinha, no Amapá. A Soamar-AP é composta por personalidades agraciadas com a Medalha "Amigo da Marinha", além do corpo de oficiais da ativa, da reserva e de seus sócios Beneméritos e Honorários.

Segurança da Navegação

segunda-feira, 3 de março de 2014

Assembleia Legislativa participa da troca de comando na Capitania dos Portos

A deputada estadual Roseli Matos (DEM), representou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moisés Souza (PSC), na solenidade de passagem de comando da Capitania dos Portos do Amapá (CPAP). A cerimonia aconteceu na manhã desta sexta-feira (07) e contou com a participação de diversas autoridades civis e militares. Com um ano e onze meses à frente da Capitania dos Portos, o Capitão-de-FragataCarlos Rodrigues Neves de Oliveira encerrou seu ciclo de atividades no Estado, para o cargo foi escolhido o Capitão-de-Fragata Lúcio Marques Ribeiro. “Por ser um Estado banhado por rios, precisamos de uma Marinha forte e presente para garantir a segurança. Desejamos ao novo comandante sucesso durante esse período no Amapá e colocamos a Assembleia Legislativa à disposição para ajudar nas ações que serão desenvolvidas por esta instituição”, frisou a deputada Roseli Matos.   
Em seu discurso de despedida, o então comandante elogiou a escolha do novo comandante e destacou as amizades conquistadas no Amapá. “Acima de tudo, foi um período enriquecedor na minha vida pessoal e profissional. Durante minha permanência no Estado do Amapá, o relacionamento com as diversas instituições da administração pública federal, estadual e municipal foram sempre boas e tranquilas. Agradeço o apoio de todas", ressaltou.

Em seu primeiro pronunciamento como responsável pelas atividades da Capitania dos Portos do Amapá, o novo comandante agradeceu a confiança nele depositada pelo comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto e o comandante do 4º Distrito Naval Vice-Almirante Edlander Santos. “A direção da Capitania dos Portos no Amapá, trás desafios que muito me motiva. Não apenas pelas atribuições e responsabilidades, mas principalmente pelo contexto geográfico social em que está inserido. A bacia Amazônica exerce papel fundamental na vida dos brasileiros que aqui vivem, desta forma poder contribuir  por meio da segurança aquaviária e da prevenção contra a poluição hídrico, com o desenvolvimento dessa região tão importante para o Brasil, realmente é um privilegio”, frisou.

Criada em 23 de fevereiro de 1989, com jurisdição nos municípios de: Afuá-PA, Calçoene-AP, Cutias-AP, Itaubal-AP, Mazagão-AP, Porto-Grande-AP, Santana-AP, Água Branca do Amapari-AP, Amapari-AP, Chaves-PA, Ferreira Gomes-AP, Macapá-AP, Oiapoque-AP, Pracuúba-AP e Tartarugalzino-AP foi elevada a categoria de Capitania de 2ª classe, pela Portaria nº 378/2009, do Comandante da Marinha. Permanecendo inalterada a sua área de jurisdição.


Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP

Departamento de Comunicação – Decom

Texto: Everlando Mathias

Nenhum comentário:

Postar um comentário