Este Blog é destinado a compilar ideias, pensamentos e notícias que ajudem a se saber mais a respeito da Marinha do Brasil, por iniciativa da Sociedade Amigos da Marinha, no Amapá. A Soamar-AP é composta por personalidades agraciadas com a Medalha "Amigo da Marinha", além do corpo de oficiais da ativa, da reserva e de seus sócios Beneméritos e Honorários.

Segurança da Navegação

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Helicóptero resgata grávida com traumatismo craniano em arquipélago na Costa do Amapá

Uma mulher grávida de nove meses foi resgatada pelo Grupo Tático Aéreo (GTA), na tarde desta segunda-feira, 1º, na localidade de Vila Progresso, no Arquipélago do Bailique, zona rural de Macapá.
De acordo com a enfermeira responsável pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bailique, Marilene dos Santos Silva, a paciente Nildacy Lacerda Campos, de 41 anos, estava tomando banho quando caiu. O marido estranhou a demora de Naildacy, abriu a porta do banheiro e viu que ela havia sofrido um acidente. Na UBS, ela foi atendida por um médico que constatou traumatismo craniano com suspeitas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que paralisou os membros do lado esquerdo da paciente.
Devido o estado de saúde e por estar grávida, o GTA foi acionado para fazer o resgate. “O estado de saúde da paciente inspira cuidados e, por estar grávida, o bebê corre risco. Se fosse de barco, os riscos seriam ainda maiores”, disse a enfermeira que acompanhou Naildacy.
A viagem de barco até o arquipélago do Bailique dura, em média, 12 horas. Assim que a aeronave pousou no estádio Glicério Marques, uma equipe do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a encaminhou ao Hospital de Emergência.

Como acionar o GTA
Para esse ou qualquer outro tipo de ocorrência, há um protocolo de acionamento do GTA que é feito pelo Ciodes, por meio dos números 190 e 192. Se houver necessidade, a equipe entra em contato imediatamente com o GTA para atender a ocorrência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário