A presidente Dilma Rousseff inaugurou em Itaguaí (RJ), o prédio principal do estaleiro que será utilizado para a construção de cinco submarinos nucleares brasileiros. O projeto prevê investimentos de R$ 28 bilhões. Além da presidente, participaram da cerimônia o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão; o ministro da Defesa, Celso Amorim; o comandante da Marinha, Julio Soares de Moura Neto; o comandante do Exército, Enzo Peri; e o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito.
A construção dos submarinos é fruto de parceria entre Brasil e França firmado em 2008, que inclui transferência de tecnologia. Além de fortalecer os investimentos na indústria militar, o projeto tem como objetivo proteger a costa marítima brasileira, especialmente nas áreas de exploração de petróleo.
O projeto, assinado pelos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolas Sarkozy, prevê a produção de quatro submarinos convencionais do modelo Scorpène e um nuclear.
Segundo Dilma, o Brasil integrará um "grupo seleto" de cinco países que dominam a tecnologia de propulsão nuclear para a construção de submarinos. "Tenho certeza de que cada centavo que estamos investindo no programa valerá a pena [...] Estruturamos uma política que está permtindo ampliar os investimentos nas nossas Forças Armadas", destacou Dilma em seu discurso.
Ela também comentou que o Brasil é um país "pacífico" e que permanecerá assim, mas que isso não significa "descuidar" da proteção de suas fronteiras e deixar de investir em novas tecnologias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário