Este Blog é destinado a compilar ideias, pensamentos e notícias que ajudem a se saber mais a respeito da Marinha do Brasil, por iniciativa da Sociedade Amigos da Marinha, no Amapá. A Soamar-AP é composta por personalidades agraciadas com a Medalha "Amigo da Marinha", além do corpo de oficiais da ativa, da reserva e de seus sócios Beneméritos e Honorários.

Segurança da Navegação

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Chuvas intensas no Amapá só em abril, diz meteorologista

Érica Favacho 
Do G1 AP


A intensidade máxima das chuvas será atingida apenas em abril e se prolongará até maio. A partir de meados de janeiro elas começam a se intensificar, mas gradualmente, informa o Núcleo de Hidrometeorologia do Amapá (NHMET), do Instituto de Pesquisas do Amapá (Iepa).

Neste período serão chuvas classificadas como fracas e moderadas. As precipitações mais fortes são esperadas a partir de fevereiro. O NHMET atribui essa mudança à influência do fenômeno El Niño no clima da região.

“Normalmente são três meses de chuvas intensas: março, abril e maio, mas, este ano, devido ao fenômeno do El Niño, a previsão é de que as chuvas vão ser fortes, mas não vão ser do jeito que a gente está acostumado. A média de chuva no mês de março é de mais de 400 milímetros. O núcleo espera cerca de 10% a 20% a menos de chuva”, disse o meteorologista do NHMET Jefferson Vilhena.

Em relação à temperatura, Vilhena informou que tem ficado com máximas de 32º e 33º graus. No período de chuvas a máxima cai para 29º e 30º graus. Segundo o meteorologista, o que cai significativamente é a temperatura mínima.

“O núcleo estava marcando 26º e 26,5º graus e com o aumento das chuvas já reduziu para 23º e pode chegar a 21º e 22º graus. Na segunda-feira (4), com o registro de chuvas na capital, a mínima chegou a 23,5º graus", falou.

Com as chuvas, as pessoas tendem a sentir frio, principalmente devido à sensação térmica, que também cai nesse período. Por exemplo, se a temperatura estiver em 22º graus a sensação térmica será de 19º e 20º graus.

Na segunda-feira (4), o NHMET registrou chuvas de 3 a 8 milímetros em alguns pontos de Macapá. De acordo com Vilhena, essa média não é classificada como chuva forte. Os meteorologistas ficam em alerta quando atinge 10 milímetros, pois é quando começa a causar transtornos na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário