Este Blog é destinado a compilar ideias, pensamentos e notícias que ajudem a se saber mais a respeito da Marinha do Brasil, por iniciativa da Sociedade Amigos da Marinha, no Amapá. A Soamar-AP é composta por personalidades agraciadas com a Medalha "Amigo da Marinha", além do corpo de oficiais da ativa, da reserva e de seus sócios Beneméritos e Honorários.

Segurança da Navegação

sábado, 19 de setembro de 2015

Em nota, Capitania dos Portos comunica suspensão de buscas no Rio Jari


MARINHA DO BRASIL
CAPITANIA DOS PORTOS DO AMAPÁ
Avenida Cláudio Lúcio Monteiro, nº 2000 - Vila Daniel -Santana-AP
Fone: (96) 3281-5480

Santana-AP, 18 de setembro de 2015.


NOTA À IMPRENSA


A Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) informa que foram suspensas as buscas pelos desaparecidos do naufrágio da Embarcação ROSA DE MAIO. ocorrido no dia 12/09/2015, às 23h00, na localidade conhecida como Canal do Maruim, próximo à Boca do Jari, no município de Vitória do Jari-AP.

Durante as ações de busca pelas vítimas do naufrágio foram empregados:

1)      A Lancha Balizadora Costeira (LBCO) Marco Zero e uma Embarcação tipo casco rígido pequena pertencentes à CPAP;

2)      O Navio de Assistência Hospitalar (NASH) Carlos Chagas, também da Marinha do Brasil, e o helicóptero que o acompanha, que fez sobrevoos sobre a área de busca;

3)      Uma lancha LAEP-10 do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM-AP);

4)      Diversas embarcações miúdas de moradores da região; e

5)      Oito militares da Capitania e uma guarnição do CBM-AP, incluindo quatro mergulhadores.

Uma área de 144 Km2 (correspondente a cerca e 17,5 campos de futebol) foi coberta durante as buscas.

Cabe salientar que o local onde houve o afundamento possui profundidades entre 35 e 40 m, impossibilitando a ação dos mergulhadores do CBM-AP e do CBM-PA, ademais, há uma forte correnteza na região além de densa quantidade de troncos e árvores submersas.

            Um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação foi instaurado pela Capitania, no intuito de apurar as causas do naufrágio, com prazo para conclusão de 90 (noventa) dias.

            A Marinha do Brasil, por intermédio de seus SALVAMAR - Serviço de Busca e Salvamento da Marinha, distribuídos pelos seus Distritos Navais em todo o país, recebe rotineiramente várias solicitações de resgate (SAR – Search and Rescue) e sempre empenha meios, homens e recursos para o cumprimento de suas atribuições e competências constitucionais, no que tange à segurança da navegação e à salvaguarda da vida humana nas vias navegáveis.


Se liga, Você é o Capitão!”
Segurança da Navegação: Todos somos responsáveis”
             Disque Segurança da Navegação: 0800-280-7200

Nenhum comentário:

Postar um comentário