Marinha alerta para segurança em embarcações que vão ao evento, no Pará. Operação 'Férias Seguras' vai aumentar fiscalização nos rios e balneários.
O aumento no fluxo de embarcações saindo de Macapá às proximidades do Festival do Camarão, em Afuá, no Pará, é um dos alvos da Capitania dos Portos. A Marinha do Brasil prevê para esse ano um público de até 20 mil pessoas saindo do Amapá para a tradicional celebração, que acontece no último fim de semana do mês de julho.
O monitoramento desse trajeto, que inicia no rio Amazonas, está dentro da programação da operação “Férias Seguras”, que até o encerramento de julho vai atuar com mais de 40 militares em rios e balneários para garantir segurança a passageiros, tripulantes e banhistas. A dinâmica oficial da operação foi lançada nesta sexta-feira (8) na sede da Capitania, em Santana..
As equipes vão atuar também com quatro embarcações e três viaturas parando e fiscalizando os barcos de pequeno, médio e grande porte. O objetivo é evitar irregularidades como falta de documentação, ausência de boias e coletes, além de direção por condutores inabilitados ou sob efeito de álcool ou drogas.
Em 2015, foram abordadas 442 embarcações, sendo 77 notificadas e 6 apreendidas, informou a instituição. De janeiro a junho de 2016 já foram realizadas 413 notificações.
“Estamos nos planejando para a operação específica do Festival do Camarão, mas para a operação Férias Seguras já estamos atuando desde o dia 1º. Ano passado tivemos êxito na atuação colocando militares na rampa do Santa Inês e também no Afuá”, detalhou o Capitão dos Portos do Amapá, Aderson de Oliveira Guedes.
Além do Festival do Camarão, as equipes serão divididas em todos os balneários e locais de grande concentração de pessoas durante os fins de semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário