Este Blog é destinado a compilar ideias, pensamentos e notícias que ajudem a se saber mais a respeito da Marinha do Brasil, por iniciativa da Sociedade Amigos da Marinha, no Amapá. A Soamar-AP é composta por personalidades agraciadas com a Medalha "Amigo da Marinha", além do corpo de oficiais da ativa, da reserva e de seus sócios Beneméritos e Honorários.

Segurança da Navegação

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Almirante Alípio Jorge é recebido no Parlamento Estadual para firmar convênio com o Estado

A comitiva da Marinha do Brasil com o dirigente do Parlamento Estadual, deputado Kaká Barbosa
O presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, deputado Kaká Barbosa (PTdoB) recebeu na tarde desta quinta-feira (30) uma comitiva da Marinha do Brasil, liderada pelo almirante Alípio Jorge Rodrigues da Silva, que é o atual comandante do 4º Distrito Naval, comando militar de área ao qual está subordinada a Capitania dos Portos do Amapá. O encontro serviu para finalizar detalhes de um convênio que possibilitará as chamadas ACISO (Ações Cívico Sociais) para atender as populações ribeirinhas do Amapá.
O almirante Alípio Jorge esteve acompanhado do comandante da Capitania dos Portos, capitão-de-fragata Aderson Oliveira Caldas, e do imediato do Serviço de Patrulha Naval do Norte, capitão-de-fragata Caio Vinícius Feitosa. Pela ALAP estiveram participando da reunião o diretor-geral César Melo e o procurador-geral Eugênio Aguiar.
Nesta sexta-feira, dia 1º de julho, haverá a formalização da parceria entre o Estado do Amapá e a Marinha do Brasil, em evento na sede do Ministério Público do Estado. Os Poderes Constituídos – Executivo, Legislativo e Judiciário – formarão um consórcio para possibilitar a realização das ações assistenciais em parceria com a Marinha, que estará disponibilizando uma espécie de navio-hospital, que é o Navio Auxiliar Pará.
Os representantes do Governo do Estado, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público e da Assembleia Legislativa assinarão o convênio juntos, assegurando um aporte de R$ 58,8 mil cada um; as Prefeituras de Macapá e Mazagão, também estarão ombreadas neste grande mutirão, com um investimento de R$ 24,4 mil cada uma.
O presidente Kaká Barbosa declarou que em que pese todas as dificuldades enfrentadas na gestão que herdou no Legislativo, não hesitou em dar a parcela de contribuição do Legislativo nessa grande mobilização que tem cunho eminentemente social e humanitária. “Essa ação foi inspirada no modelo de juizado especial implementado pelo Tribunal de Justiça do Amapá, portanto sabemos da necessidade de levar todo tipo de assistência a nossos irmãos ribeirinhos e a entrada da Marinha vai coroar essa resposta do estado brasileiro às demandas de quem vive às margens dos rios e ao mesmo tempo zelando pela soberania do país e sua Costa”, disse o dirigente da ALAP.
O Navio Auxiliar Pará é considerado uma embarcação multiuso, pois ao mesmo tempo em que é capaz de transportar tropas e equipamento operacionais, possui estrutura de assistência médica e odontológica, além um tomógrafo capaz de enviar exames de imagem ao Hospital Naval, em Belém, onde especialistas podem emitir laudos.

César Melo, Eugênio Aguiar, capitão Caio Feitosa, Almirante Alípio Jorge, presidente Kaká e capitão Oliveira Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário