Este Blog é destinado a compilar ideias, pensamentos e notícias que ajudem a se saber mais a respeito da Marinha do Brasil, por iniciativa da Sociedade Amigos da Marinha, no Amapá. A Soamar-AP é composta por personalidades agraciadas com a Medalha "Amigo da Marinha", além do corpo de oficiais da ativa, da reserva e de seus sócios Beneméritos e Honorários.

Segurança da Navegação

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Comando Militar do Norte assina contratos para a construção da Brigada da Foz do Amazonas em Macapá

O general Ferreira (ao centro) no momento da assinatura dos contratos com as construtoras
Belém (PA) – No dia 19 de agosto, o Comando Militar do Norte (CMN) assinou os contratos com as instituições que construirão a Brigada da Foz do Amazonas, em Macapá-AP. As empresas Círio Construções, Nascimento e Moreira Ltda e Clássica Construtora realizaram acertos para que as obras iniciem no dia 1º de setembro do corrente ano, com previsão de término até 2016.
A Brigada da Foz do Amazonas será uma Grande Unidade básica de combinação de armas do Exército Brasileiro e será construída dentro da área do aquartelamento do Comando de Fronteira do Amapá/34º Batalhão de Infantaria de Selva (34º BIS), em Macapá, Amapá. Contará, entre outras Organizações Militares, com três Batalhões de Infantaria como unidades de combate – 34º BIS, 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), de Belém-PA, e 24º Batalhão de Infantaria Leve (24º BIL), de São Luís-MA.
 As empresas contratadas, vencedoras de uma concorrência pública, serão responsáveis por construir as instalações destinadas aos quartéis e as moradias (Próprios Nacionais Residenciais).

Presença estratégica
A implantação da Brigada da Foz do Amazonas possibilita a expansão das capacidades militares naquela região e está alinhada, estrategicamente, com os objetivos nacionais e do Comando
do Exército em proteger e preservar a Região Amazônica.
Dentre as missões dessa Grande Unidade Operacional, estão previstas a vigilância da faixa de fronteira, a intensificação da presença do Estado nos locais mais longínquos, a integração da Região Amazônica com o restante do País e o apoio ao desenvolvimento nacional.
A Brigada da Foz do Amazonas criará oportunidades de emprego e renda, de maneira direta e indireta, por intermédio do aumento do número de militares e suas famílias que residirão na área, injetando recursos no Estado.
Atuará, também, na melhoria da qualidade de vida, que inclui educação, saúde, segurança, infraestrutura, pela ação transformadora do Exército Brasileiro nas localidades onde está presente.

Sobre o Comando Militar do Norte (CMN)
Em foto para posteridade, autoridades militares e empreiteiros que farão a obra da Brigada da Foz
Em decorrência do atual cenário político e estratégico da Amazônia Oriental e do processo de reestruturação do Exército Brasileiro, foi criado o Comando Militar do Norte, Grande Comando Operacional com jurisdição nos Estados do Pará, Amapá e Maranhão, por meio do Decreto nº 142, de 13 de março de 2013.
Ao Comando da 8ª Região Militar cabe a realização das atividades logísticas e administrativas em prol do conjunto de organizações militares sediadas na área de responsabilidade do Comando Militar do Norte.
 Informações complementares podem ser obtidas com a Aspirante Bruna pelos telefones (91) 3211-3642 / 8150-9098 ou pelo endereço eletrônico cmn.exercito@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário