O NHo “Garnier Sampaio” em operação no seu 1.500º dia de mar
No dia 26 de abril, o Navio Hidroceanográfico (NHo) “Garnier Sampaio”, subordinado ao Comando do 4° Distrito Naval, alcançou a expressiva marca de 1.500 dias de mar. Na ocasião, o navio estava entre as localidades de Munguba (PA) e Vitória do Jari (AP), iniciando o Levantamento Hidrográfico do rio Jari, um dos principais afluentes do rio Amazonas.
Incorporado à Marinha do Brasil, em 31 de Janeiro de 1995, o “Garnier Sampaio” opera em extensa área sob jurisdição do Comando do 4° Distrito Naval, localizado em Belém (PA).
No decorrer dos seus 1.500 dias de mar realizados, a embarcação contribuiu para realização de diversas ações em prol da segurança da navegação, dentre elas: a execução do Plano de Atualização Cartográfica para a Bacia Amazônica, manutenção do balizamento fixo e flutuante, para o desenvolvimento da pesquisa científica, bem como a formação de universitários.
O NHo “Garnier Sampaio” dedicou, ainda, alguns dias de mar na realização do chamado “Círio Fluvial”, evento que ocorre, anualmente, no segundo sábado de outubro, na cidade de Belém (PA), e consiste em uma das romarias que compõe a maior manifestação religiosa do país, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Na ocasião, a imagem da padroeira dos paraenses é transportada em uma redoma de vidro, a bordo do navio.
O “Garnier Sampaio”, que continua com plena capacidade de cumprir a sua missão, realizará ainda muitos dias de mar em prol do apoio às Operações Navais, da segurança da navegação e do desenvolvimento socioeconômico da região Norte do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário