Este Blog é destinado a compilar ideias, pensamentos e notícias que ajudem a se saber mais a respeito da Marinha do Brasil, por iniciativa da Sociedade Amigos da Marinha, no Amapá. A Soamar-AP é composta por personalidades agraciadas com a Medalha "Amigo da Marinha", além do corpo de oficiais da ativa, da reserva e de seus sócios Beneméritos e Honorários.

Segurança da Navegação

quinta-feira, 5 de março de 2015

Marinha do Brasil realiza operação visando reprimir atos ilícitos na Amazônia

DSC 4923 PB

Por: Karina Rodrigues
Da Reportagem

Mais de 7000 embarcações já foram inspecionadas nos primeiros dias da operação

A Marinha do Brasil (MB) deu início na última segunda-feira, 02, a segunda edição da Operação “Amazônia Azul” 2015, que tem como um dos principais objetivos intensificar a fiscalização do cumprimento de leis e regulamentos e reprimir ilícitos nas Águas Jurisdicionais Brasileiras. A operação se estende até o dia 07 de março e é comandada pelo 4° Distrito Naval, que é responsável pela fiscalização nas áreas de fronteiras marítima e fluvial dos estados sob jurisdição: Amapá, Maranhão, Pará e Piauí.

O comandante da Marinha, Luciano Marques Ribeiro, conta que a estratégia para esse ano foi não fazer divulgação antes da operação, a fim de surpreender e garantir melhores resultados do que no ano passado. “Tivemos no ano passado uma operação ostensiva, foi divulgada antes de começar, então os navios chegaram antes e essa divulgação inibiu um pouco, porque acabou atrapalhando as primeiras 48h de ação. Por isso, esse ano foi feito diferente, as primeiras 48h foi reservada, ninguém, sabia que a fiscalização estava acontecendo, então atuamos com bastante intensidade, o que garantiu maior retorno, justamente por pegar de surpresa quem está operando, quem está cometendo ilícito penal ou por problemas administrativos”, garante.  

A operação conta ainda com a colaboração e participação de outras instituições.

Além da repressão as práticas ilegais, a marinha também realizará ações cívico sociais nas comunidades ribeirinhas da Amazônia, prestando atendimento médico-odontológico e distribuindo medicamentos.

De acordo com Marques, nesses dois dias de fiscalização foram mais de 700 embarcações inspecionadas. “Só aqui no estado tivemos 15 embarcações notificadas e cinco aprendidas, comparando com o número total da nossa área de jurisdição, as embarcações do estado estão atuando bem, mas as fiscalizações continuarão sendo realizadas para coibir atos ilícitos na Amazônia”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário