Este Blog é destinado a compilar ideias, pensamentos e notícias que ajudem a se saber mais a respeito da Marinha do Brasil, por iniciativa da Sociedade Amigos da Marinha, no Amapá. A Soamar-AP é composta por personalidades agraciadas com a Medalha "Amigo da Marinha", além do corpo de oficiais da ativa, da reserva e de seus sócios Beneméritos e Honorários.

Segurança da Navegação

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Romaria Fluvial passará por comunidades ribeirinhas do município de Santana

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita na manhã do próximo sábado, 08, comunidades ribeirinhas do município de Santana durante a Romaria Fluvial. Com um novo percurso, esta é uma das nove romarias que compreende a programação oficial do Círio 2016.
Por volta das 6h do sábado, a imagem sairá da Paróquia Nossa Senhora de Fátima no município de Santana e será levada até a balsa no Porto do Souzamar. De lá, a embarcação seguirá até a entrada do Igarapé da Fortaleza, onde terá início a Romaria Fluvial. A expectativa da coordenação é que cerca de 50 embarcações participem do evento.
“Nos anos anteriores, a romaria saía do Porto do Grego em Santana em direção à rampa do Santa Inês, em Macapá. Por motivos de segurança e por abranger um maior número de fiéis, a coordenação decidiu pelo novo percurso, que passará pela Ilha de Santana e comunidades como Elesbão e Cachoeirinha, entrando no Rio Matapí. Nossa expectativa é que cerca de 50 embarcações participem desse momento”, afirma Giovanny Rodrigues, coordenador da Romaria Fluvial.
A romaria contará com o apoio da Capitania dos Portos no Amapá, que durante a procissão estará com militares da Marinha do Brasil garantindo a segurança das embarcações presentes. A coordenação do Círio irá disponibilizar um navio para os fiéis que quiserem participar.
“O navio São Bartolomeu tem capacidade para 200 pessoas e estará a disposição a partir das 7h da manhã no Porto do Grego, para levar a comunidade que quiser participar da romaria fluvial e não term uma embarcação”, acrescenta Rodrigues.
Após a chegada no porto da Balsa do Rio Matapí, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré segue em uma nova romaria, acompanhada por motociclistas até a Catedral de São José, em Macapá.
 Serviço
Romaria Fluvial
 Data: 08 de Outubro
Hora: 07h30
Local: Em frente ao Igarapé Fortaleza

Publicado por Diário do Amapá