Este Blog é destinado a compilar ideias, pensamentos e notícias que ajudem a se saber mais a respeito da Marinha do Brasil, por iniciativa da Sociedade Amigos da Marinha, no Amapá. A Soamar-AP é composta por personalidades agraciadas com a Medalha "Amigo da Marinha", além do corpo de oficiais da ativa, da reserva e de seus sócios Beneméritos e Honorários.

Segurança da Navegação

sábado, 11 de julho de 2015

Marinha abre 42 vagas para sargentos músicos na banda dos Fuzileiros Navais


O Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais (CPesFN) da Marinha abriu concurso para 42 vagas para admissão no Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais (C-FSGMU-CFN) para 2016.
No site do Diário Oficial da União, é possível ver o edital (acesse aqui).
As oportunidades serão distribuídas pelos seguintes naipes: 1 vaga para flauta transversal em dó, 17 para clarinete sib, 4 para saxofone tenor sib, 1 para saxofone barítono mib, 3 para trompete sib, 3 para trompa em fá, 2 para trombone tenor dó, 4 para euphonium, 1 para tuba sib e 6 para percussão (bateria completa).
Do total das oportunidades, 20% serão reservadas para negros.
O C-FSG-MU-CFN será no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (Ciasc), no Rio de Janeiro. O curso terá duração de, aproximadamente, 18 semanas.
O candidato deve ser brasileiro(a); ser voluntário(a); ter, no mínimo, 18 anos e no máximo 24 anos de idade, referenciados em 1º de janeiro de 2016; ter concluído, com aproveitamento, o ensino médio ou curso equivalente, em estabelecimento de ensino reconhecido oficialmente; ter altura mínima 1,54m e máxima 2,00m (ambos os sexos); e possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas.
A matrícula no C-FSG-MU-CFN não implica em ingresso no Corpo de Praças de Fuzileiros Navais (CPFN), pois é essencial a conclusão com aproveitamento do C-FSG-MU.
Após a conclusão do C-FSG-MU-CFN, o praça especial será nomeado terceiro-sargento. Ingressará no CPFN e assumirá compromisso inicial de dois anos no Serviço Ativo da Marinha (SAM), contados a partir da data de sua nomeação.
A critério da Administração Naval, poderá realizar, também, o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, no mesmo ano de realização do C-FSG-MU-CFN. Depois será designado para servir em qualquer Organização Militar (OM) da Marinha no território nacional como terceiro-sargento.
As inscrições serão realizadas em âmbito nacional, ou nos locais de inscrição listados no Anexo A ou na página oficial do CGCFN, no endereço www.mar.mil.br/cgcfn, no link "Concursos". As inscrições poderão ser solicitadas somente de 13 de abril a 14 de maio, horário oficial de Brasília/DF. A taxa de inscrição é de R$ 44.
O concurso de admissão ao C-FSG-MU-CFN será realizado em sete etapas: exame de escolaridade, prova prática de música, verificação de dados biográficos, inspeção de saúde, teste de suficiência física, exame psicológico e verificação de documentos.
.

'Férias Seguras' vai fiscalizar portos e balneários do Amapá durante o verão

Fiscalização da Marinha vai atuar em portos e balneários do Amapá (Foto: John Pacheco/G1)Fiscalização da Marinha vai atuar em portos e balneários do Amapá (Foto: John Pacheco/G1)


Cerca de 40 homens da Marinha do Brasil vão atuar nos rios do Amapá. Operação visa evitar lotação em embarcações e evitar condução perigosa.

 

John PachecoDo G1 AP


A Marinha do Brasil inicia a partir de sábado (4) a operação "Férias Seguras", que vai fiscalizar e abordar o fluxo de embarcações em portos, rios e balneários do Amapá durante todo o mês de julho, mês de início do verão na região amazônica. A Capitania dos Portos prevê que cerca de 40 homens atuem em rios de todo o estado, com foco nos municípios de Macapá e Santana, cidades onde se concentram a maior parcela da população.
  •  
Lúcio Marques Ribeiro, comandante da Capitania dos Portos no Amapá (Foto: Divulgação/TV Amapá)Lúcio Marques Ribeiro, comandante da Capitania
dos Portos no Amapá (Foto: Divulgação/TV Amapá)
As abordagens vão acontecer de forma constante nos terminais de passageiros, coibindo a superlotação e o excesso de carga, fatores que podem resultar em acidentes. Nas embarcações serão avaliadas as condições de segurança como número de botes e de coletes salva-vidas.  
Um reforço extra de oficiais será enviado aoAmapá no fim de julho durante o Festival do Camarão, que acontece na cidade paraense deAfuá, entre os dias 23 e 26, e atrai milhares de amapaenses.
"Teremos para essa data o envio de um navio patrulha, pois aumenta bastante o fluxo de pessoas chegando e saindo nesses terminais", justificou Lúcio Marques Ribeiro, Capitão dos Portos do Amapá.
Nos balneários as equipes vão atuar para evitar o fluxo constante de lanchas e jet-skis entre os banhistas nas praias. "Eles [embarcações] não podem transitar em uma distância de 200 metros da praia. Não que não possam se aproximar da praia, mas isso tem que ser feito de forma ordeira, pois todos os condutores são habilitados e conhecem isso", detalha.
A condução de embarcações próximo aos locais de grande movimentações pode causar acidentes graves, como o que aconteceu em dezembro de 2014, quando um garoto de 10 anos foi atingido por uma lancha quando tomava banho no rio Amazonas, na Zona Leste de Macapá. A investigação apontou que um adolescente de 14 anos pilotava a embarcação.